Wednesday, May 30, 2007

3º e Último Dia





Promoção é trabalho constante

A promoção de eventos constitui uma tarefa permanente, salientou, hoje, na Escola Superior de Educação (ESE) de Setúbal, a directora do festival de cinema Festroia, Fernanda Silva. "Assim que acaba uma edição começamos logo a pensar no que vamos incluir na seguinte".
A selecção dos filmes a incluir em cada Festroia é feita através de conselheiros que percorrem os vários festivais internacionais de cinema na tentativa de garantir a presença de filmes de qualidade, explicou Fernanda Silva no último dia de debates da 2.ª Semana da Comunicação.
Na sessão, dedicada à temática "Promoção de Eventos", a directora do Festroia indicou que a receita do sucesso do festival é a aposta na qualidade das obras, provenientes de cinematografias pouco conhecidas do grande público porque arredadas dos circuitos comerciais tradicionais, que "mexem connosco, que nos tocam".
Na organização de cada edição são também tidos em conta aspectos como a diversificação da oferta e a captação de públicos de todas as idades. A missão do Festroia, indicou, é levar cultura ao máximo de pessoas.
A adesão do Festroia à iniciativa "Carbono Zero" foi destacada por Luís Teixeira, da organização do festival, igualmente presente no último dia de debates, organizados pelo 3.º ano de Comunicação Social da ESE de Setúbal.
Nesta 23.ª edição, o Festroia aderiu ao sistema de compensação das emissões de carbono associadas à deslocação de pessoas e materiais para a realização do festival, à semelhança do sucedido na cerimónia da entrega dos Óscares de Hollywood. No caso de Setúbal, a compensação é feita com a plantação de árvores na localidade da Gâmbia, na quantidade proporcional às emissões causadas.
Luís Teixeira referiu ainda que a verba despendida na aquisição de um título de transporte público poderá ser deduzida no preço do bilhete de cinema, medida que, indicou, tem efeitos benéficos para o utente e o ambiente.
A terceira interveniente nesta sessão, Catarina Tomás, directora de comunicação da ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, salientou a elevada taxa de colocação no mundo do trabalho dos alunos desta instituição de ensino, que, segundo afirmou, é da ordem dos 75%. A ETIC tem desenvolvido um conjunto de parcerias, das quais se destacam eventos como o "Rock in Rio", a "Cow Parade" e, mais recentemente, o "Creamfields Lisboa", iniciativas mediáticas que conferem experiência a alunos e docentes, bem como um bom posicionamento face a outras instituições.
"A ETIC é reconhecida pela sua capacidade de organização e trabalho", garante Catarina Tomás. "Os alunos contribuem com as suas ideias e, como eles estão sempre a entrar, as coisas não estão viciadas. A aposta é sempre no novo."
A instituição trabalha em áreas que abrangem produção, design, televisão/cinema, fotografia e organização de eventos, numa lógica de formação profissional que confere equivalência ao 12.º ano de escolaridade, rumo a um futuro que a responsável pela comunicação considera promissor já que "o volume de pedidos de parcerias é cada vez maior e muitas são já as propostas que não é possível aceitar, apesar de muito interessantes".
Este debate encerrou a 2.ª Semana da Comunicação, com o lema "Acerta o teu Futuro!", que contou com outras duas sessões, dedicadas às relações assessorias/jornalismo e à publicidade.

1 comment:

Anonymous said...

E pronto...já acabou! Na minha opinião até ñ correu mal. 3ºCS estamos de parabens!