Fernando Alvim prefere a rádio
O comunicador Fernando Alvim revelou, hoje, na Escola Superior de Educação (ESE) de Setúbal, num debate dirigido a alunos, que considera mais estimulante trabalhar em rádio do que em televisão. "Não dá uma fama tão imediata, mas posso estar de boxers ou nu que ninguém vê", ilustrou.
O animador da SIC Radical e da Antena 3 esteve presente no segundo dia da 2.ª Semana da Comunicação, a decorrer até amanhã no Anfiteatro da ESE, e transformou a sessão numa conversa animada com o público, dando conselhos profissionais.
"Em comunicação temos de ser espontâneos, mas é preciso sabermos que há uma linha muito fina entre o que podemos e o que não devemos dizer", assinalou. "O meu objectivo é fazer as pessoas rir – elas precisam disso. Mas no humor é muito importante termos consciência de que nem sempre se consegue fazer rir, que há boas e más piadas."
Fernando Alvim alertou para a necessidade de se ser honesto no que se faz, considerando que esta é "a única forma de ganhar credibilidade junto dos outros, mesmo num registo de entretenimento".
Afirmou que lida bem com a fama – "criamos mecanismos de defesa dos olhares" – até porque, ao contrário de outros comunicadores, não é conhecido pelos portugueses de todas as idades e de todos os segmentos sociais. "Se for a uma aldeia em Trás-os-Montes ninguém me conhece, o que é muito bom."
O pior mesmo é estar na praia: "É um bocado como quando qualquer um de vocês encontra um amigo ou um colega de trabalho que sempre viu vestido e depois fica-se em trajes menores a olhar um para o outro. Não sei se já experimentaram isso, mas é, no mínimo, embaraçoso."
Neste segundo dia do ciclo de debates, organizados pelo 3.º ano de Comunicação Social, participou igualmente Ana Paula Costa, directora-geral da Mais Cinema, empresa que representa, em Portugal, o Festival de Publicidade de Cannes, onde a presença de criativos portugueses tem sido premiada.
"Tendo em conta o número de trabalhos que apresentamos e os prémios que ganhamos, apesar de pecarmos por ter uma auto-estima tão reduzida, somos um país de criativos", indicou.
Ana Paula Costa salientou que a presença nacional naqueles que são considerados os 'Óscares da publicidade' tem sido especialmente positiva na secção "Young Creatives', destinada a jovens com menos de 28 anos.
A 2.ª Semana da Comunicação, sob o lema "Acerta o teu Futuro!", tem amanhã o último debate, que decorre das 10h00 às 12h00, sobre "Promoção de Eventos". Os oradores são a directora do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, Fernanda Silva, e a directora de comunicação da ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Catarina Tomás.
O professor Fernando Pinho, na apresentação da sessão realizada hoje, assinalou a importância desta iniciativa, ao permitir que os alunos tenham um contacto com a realidade do mercado. "Depois da teoria, é fundamental esta componente de se saber como se faz no concreto, através do contacto com profissionais que estão a produzir coisas importantes", concluiu.
2 comments:
Bem foi um dia bem conseguido.. só achei que o Fernando Alvim deveria ter ficado para o fim..! Mas correu bem, penso eu! =)
Era suposto ser!
Apenas não o foi porque a convidada da Young Creatives atrasou-se!
abr e bjs
Post a Comment